terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Revista Trajetória Literária lançada no Pavio da Cultura do sábado, dia 11/12/2010.




Dia onze de dezembro varamos uma grande tempestade para chegar em Suzano, nossos agradecimentos ao motorista da prefeitura de Mauá, o Kleber, que nos levou e trouxe de volta em segurança, em detrimento da forte chuva e da estrada perigosa.

Chegando ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, fomos recebidos pelo coordenador literário da Secretaria de Cultura, o Sacolinha, com seu grande sorriso e a cordialidade de sempre. O que muito admiro no pessoal de Suzano é sua organização e vitalidade. Cultura é um fazer contínuo e cansativo, no entanto nas duas vezes que consigo ir ao Sarau Pavio da Cultura, não contabilizo baixas, muito pelo contrário, as pessoas estão vivazes e dispostas. E sempre tem uma novidade, desta vez foram apresentados vídeos alternativos, produzidos pelos poetas que transitam entre a palavra e as artes visuais.

A organização foi impecável também na pontualidade, recebemos nossas cópias da revista em uma cerimônia simples, mas muito bem arranjada e bastante emocionante. Falei, na minha vez, sobre o fato de que estas publicações são as verdadeiras antologias do que se produz agora, longe do pedantismo e proselitismo que envolvem as antologias produzidas dentro dos meios acadêmicos e literários. Os teóricos e críticos dos grandes centros são incapazes de ver a produção rica que ocorre nos círculos periféricos e arrabaldes. Existe vida cultural e literatura além das fronteiras da Cidade Universitária, é uma literatura pungente, nem sempre alinhada com a última moda ditada na Europa, mas é sempre viva e pulsante.

Só faltou registrar a ilustre presença do poeta Jorge de Barros, também de Mauá, que também está na revista Trajetória Literária - número 6, sendo o sétimo colocado no Concurso, e meus agradecimentos à prefeitura de Suzano, na figura de seu Secretário de Cultura, o Sr. Walmir Pinto, que ao meu ver fez uma das mais felizes falas sobre políticas culturais públicas que já ouvi, onde afirma que Cultura não é evento, e que muitos políticos costumam fazer esta confusão (alô Mauá). Os maiores agradecimentos ao Sacolinha que sempre me recebe como um amigo (um abraço); aos membros da Associação Cultural Literatura no Brasil na figura de seu presidente, o brilhante cordelista, Francis Gomes (mais abraços); e a cidade de Suzano, que tem me tratado com generosidade e me concedeu pela segunda vez um primeiro lugar em um concurso de poesia. 

E por fim mencionar a justa homenagem a Carolina Maria de Jesus patrona do 6º Concurso Literário de Suzano. 




“A revista Trajetória Literária n.º 6, que conta com as poesias e contos dos 22 autores selecionados por meio do 6º Concurso Literário, será lançada na edição do Pavio da Cultura deste sábado (11/12). O evento tem início às 19h30, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro).

Os 22 autores que participam da revista com contos e poesias foram selecionados por meio do 6º Concurso Literário de Suzano – Edição Carolina Maria de Jesus. Eles estarão presentes nesta edição do Pavio, bem como os ilustradores, cujos trabalhos fazem parte da revista. O Pavio da Cultura é um sarau cultural com música, literatura, cinema, teatro e dança, que virou tradição na cidade de Suzano. Ele é realizado todos os sábados em um centro cultural da cidade. A revista é o resultado do 6º Concurso Literário de Suzano - Edição Carolina Maria de Jesus.”







segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

QUINTA POÉTICA do dia 9 de dezembro de 2010




A QUINTA POÉTICA do dia 9 de dezembro de 2010, foi um momento distinto dentro desta nossa sociedade de utilidades imediatas, sem muito espaço para reflexão e poesia.

Pudemos ouvir com vagar e atenção um relato de viagem em um diário poético do mestre Roberto Bicelli em primeira mão, onde nos foi apresentado um documento que nunca havia sido revelado à público. Dois momentos de forte emoção com a leitura de nomes de passarinhos da caatinga como se fosse um mantra e uma carta de Roberto Piva, que criou um forte silêncio e lágrimas de saudade do velho bruxo.

A presença em alma do poeta José Carlos Mendes Brandão que não pode comparecer, pois convalescia de um acidente, não muito grave, mas imobilizante; a poeta Cecília Camargo que fez a leitura de seus poemas lhe emprestou a voz.

Houve também a presença de Nestor Lampros de Atibaia, com seus poemas quase hai-kais, de grande leveza e condensação de sensações e palavras.

Fiquei muito feliz de poder fazer mais uma leitura de meus poemas neste espaço especial que é a Casa das Rosas, e nossos agradecimentos especiais ao poeta José Geraldo Neres (curador, grande apresentador e anfitrião da noite).

Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos
Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

(Próxima QUINTA POÉTICA: março/2011, na CASA DAS ROSAS.)




http://versaocultural.blogspot.com/2010/12/34-edicao-do-quinta-poetica-na-casa-das.html








segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cerimônia de entrega dos prêmios do Concurso Literário de São Bernado do Campo - SP




ENTREGA DOS PRÊMIOS DO CONCURSO LITERÁRIO DE SÃO BERNARDO

Com o objetivo de fomentar a cadeia criativa do livro por meio do estímulo à produção literária local e nacional, a Secretaria de Cultura promoveu entre março e setembro a inscrição de obras inéditas em três categorias – Poesia, Conto e Dramaturgia.

Dia 15 de dezembro de 2010 (quarta) 19h

Pinacoteca de São Bernardo do Campo. 
Rua Kara, 105, Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - SP
Tel: 4125-4056/4125.





EDITAL DE CONCURSO LITERÁRIO (RESULTADO)
A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, por meio da SECRETARIA DE CULTURA, torna pública a relação de premiados no EDITAL DO CONCURSO LITERÁRIO, publicado no jornal "Notícias do Município", edição nº 1550, de 12 de março de 2010.

Categoria Poesia ( São Bernardo do Campo )
MARIA DA CONCEIÇÃO SOARES BASTOS
HILDA CAMPIOTTI DA SILVA
ALBERTO LAZZARINI FILHO

Categoria Poesia ( Brasil )
EDSON BUENO DE CAMARGO
MARY FERREIRA BORGES DE CASTILHO
EUSTÁQUIO GORGONE DE OLIVEIRA

Acidente literário – Perfume que lembra incenso, inunda trólebus lotado com o cheiro, e inebria poeta que escreve mais um poema inútil.


Exercício de criação 8


Acidente literário – Perfume que lembra incenso, inunda trolebus lotado com o cheiro, e inebria poeta que escreve mais um poema inútil.

Título:  Perfume com cheiro que se assemelha a incenso (totalmente desconhecido).
Local:  A bordo do trólebus linha 284 que faz a ligação Santo André - Diadema, Sentido Santo André, em uma das paradas da Avenida Lucas Nogueira Garcez, em frente ao pavilhão Vera - Cruz, São Bernardo do Campo.

Data: Em uma manhã entre fevereiro e março de 2007, não é possível uma precisão da data, uma vez que a testemunha do fato e também um dos protagonistas, tem problemas com memória e memorização de efemérides (já esqueceu o dia do próprio aniversário, e quase deu bolo na festa.)

Protagonistas: Um poeta de meia idade totalmente fracassado (e logo após uma entrevista frustrada de trabalho), o motorista do trólebus (pois senão este se desgovernaria), algo em torno de 89 passageiros ou mais, entre sentado e em pé, mulheres, homens, crianças, idosos, jovens, um casal gay não assumido, uma jovem com perfume que lembrava incenso (nunca foi identificada).

Tipo: Estimulação poética através do cheiro de um perfume, fato que gerou os primeiros versos de um poema.


Descrição do Acidente Literário:
Uma manhã, já quase na hora do almoço, um poeta de meia idade, ruminando seu mais recente fracasso, estava em estado de divagação, quando entrou no trolebus lotado uma mulher (não se sabe porque intui-se que fosse uma jovem).  A tal jovem usava um perfume que lembrava o cheiro de incenso,  que inundou momentaneamente a rotina proletária e sem sentido da vida das pessoas naquele veículo. A maior parte dos passageiros e motorista, dado ao seu treinamento de esquecimentos, logo incorporou a informação aos subconscientes e esqueceu imediatamente. O poeta passado dos quarenta anos e sem emprego definido, sofreu um processo de necessidade de criação escrita, descrito por alguns autores e cientistas como “estado poético” (outros autores denominam pasmaceira mesmo). Acometido de tal estado poético, o escrevinhador contumaz pegou seu pequeno caderno reservado especialmente para estes momentos e escreveu os versos “ mulheres que cheiram a incenso, não carregam cântaros de água nos cabelos”.  Não foi possível distinguir entre os passageiros do coletivo lotado, qual jovem emitia tal odor. Posteriormente já em sua residência, o poeta desfilou mais uma porção de palavras, que a todas juntas colocou o título cabalísticos. ( Este poema lhe rendeu um premiação em concurso literário e mote para a escrita de mais um livro de poemas que será lido apenas por uma meia dúzia de pessoas).

Recolhido por: Poeta de meia idade divagando em um trolebus. 
 
 
Exercício literário número 8, proposto pelo blog Gambiarra Literária, baseado em conto do poeta Jorge de Barros. Notificação de Acidente Literário:  
http://ooficiodoocio.blogspot.com/2010/11/notificacao-de-acidente-literario.html


Gambiarra Literária - Pratique Gambiarra Literária - O exercício faz o artífice.
http://gambiarraliteraria.blogspot.com/2010/11/exercicio-de-criacao-8.html

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

5° FESTIVAL SANTA LÚCIA DE CONTOS E POESIAS - Série poemas premiados

répteis

vomito cobras vivas
cinco ao todo
répteis que caem ao chão
e fogem assustados
ainda úmidos
sulcam a terra
desaparecem na poeira

pajés do planalto central
visitam meu devaneio
saltam de dentro
de nuvens de fumaça branca
cheiram a querosene e tabaco
pólvora queimada e pinga
moeda cachaça para todos os santos
para juremas
para os caboclos errantes
para os egúns vivos quase mortos
que caminham pela civilização
e têm nos olhos telas brilhantes e antenas

não se sabe
se é noite ou dia
céu vermelho sobre a cabeça
tempestade de areia do Saara
dormindo nas águas quentes do Caribe

câmeras assustadas filmam o abismo
desvelam línguas e palavras
uma menina pivete desafia a polícia
com seu corpo magro e olhos de assombro
um diamante vivo em cada pálpebra

Glauber Rocha ressuscitado em Brasília
dirige tudo aos berros e euforia
(como todo bom baiano
sorri irônico como um Caetano)

tudo é sonho
tudo é vermelho
tudo cheira a esgoto a céu aberto
tudo cheira a vidro quebrado e hospital

as mesas dos botecos se embriagam
devoram as palavras que os poetas lhes derramam
lambidas por lagartos abissais
a cidade (e suas asas)
é um poço sob os discos voadores


- 5° FESTIVAL SANTA LÚCIA DE CONTOS E POESIAS – organização João Minali – 1º lugar Modalidade- Poesia / Categoria- Adultos – Santa Lúcia – SP - 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Revista - Celuzlose 07



http://celuzlose.blogspot.com/2010/12/celuzlose-07.html


Revista - Celuzlose 07

NESTA EDIÇÃO

Entrevista
Armando Freitas Filho

BR.XXI - Literatura Brasileira Contemporânea
Ana Tanis
Annita Costa Malufe
Beth Brait Alvim
Bruno Brum
Bruno de Abreu
Chiu Yi Chih
Diniz Gonçalves Júnior
Edson Bueno de Camargo
Isadora Krieger
Reynaldo Damazio
Roberta Ferraz
Thiago Ponce de Moraes

GEO - Literatura sem Fronteiras
Ignacio Muñoz Cristi (Chile)
José Landa (México)
Juan José Macías (México)

Caderno Crítico
Por uma leitura fenomenológica de Édipo Rei - por Chiu Yi Chih
Borges e a poesia: Esse ofício do verso - por Wanderson Lima

O que é poesia?
Edson Cruz (Organizador)
Ana Maria Ramiro
Beatriz Bajo
Laís Chaffe

BIO - Vida & Obra
Arthur Rimbaud - por André Dick

LÚCIDA RETINA - Poesia Visual
Guilherme Mansur

QUINTA POÉTICA, 9 de dezembro de 2010



Escrituras Editora e Casa das Rosas

convidam para a



QUINTA POÉTICA,

9 de dezembro de 2010

a partir das 19h (evento gratuito)



com os poetas convidados

Edson Bueno de Camargo (Mauá-SP), José Carlos Mendes Brandão (Bauru-SP), Nestor Lampros (Atibaia-SP) e Roberto Bicelli (São Paulo-SP), com apresentação especial de Mestre Sapopemba (percussão e voz) & Kiusam de Oliveira (corporeidade afro-brasileira).

Agradecimentos especiais ao poeta José Geraldo Neres (curador).





Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: março/2011, na CASA DAS ROSAS.

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Cláudio Willer, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, João Melo (Angola), José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.


Os poetas:

Edson Bueno de Camargo (Mauá-SP) nasceu em Santo André (SP), em 1962, e mora em Mauá (SP). Publicou: “Cabalísticos” (coleção Orpheu, Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2010); “De Lembranças & Fórmulas Mágicas” (Edições Tigre Azul / FAC Mauá -2007); ”O Mapa do Abismo e Outros Poemas” (Edições Tigre Azul / FAC Mauá -2006), “Poemas do Século Passado-1982-2000”, participou de algumas antologias poéticas e de publicações literárias diversas. Participa do grupo poético/literário Taba de Corumbê da cidade de Mauá. Premiado na Categoria Poesia Nacional – 2010; 1º lugar - CONCURSO LITERÁRIO – SÃO BERNARDO DO CAMPO.




José Carlos Mendes Brandão (Bauru-SP) nasceu em 28 de janeiro de 1947, em Dois Córregos, SP. Publicou seis livros de poesia: O emparedado, Exílio, Presença da morte, Poemas de amor, O silêncio de Deus e Memória da terra. Recebeu diversos prêmios, como o da V Bienal Nestlé de Literatura, José Ermírio de Moraes, Brasília de Literatura, UnB e Cidade de Belo Horizonte (por um romance inédito).




Nestor Isejima Lampros (Atibaia-SP) - Arte-educador, escritor, artista gráfico e artista plástico. Nascido em 1971, em São Paulo, vive desde 1972 em Atibaia (SP). Participou do concurso Linguagem Viva, em 1991, e obteve a primeira colocação em poesia. Foi por diversas vezes o primeiro colocado no Concurso de Contos e Poesias, em Atibaia, sendo que em 2002 representou a cidade no Mapa Cultural Paulista, obtendo o segundo lugar na finalíssima no Estado de São Paulo (modalidade: poesia). Em 2004, lançou seu livro de poemas, Portais, impresso pela gráfica da Prefeitura de Atibaia. Em 2008, foi novamente premiado no Mapa Cultural Paulista. Participou de diversas exposições, como artista plástico, em Atibaia e outras cidades. Criou ilustrações de livros e revistas para editoras, tais como a Ática e a Editora Três. Em 2009/2010 participou da grande final do Mapa, pela terceira vez. É membro-fundador da Academia Literária Atibaiense (ALA), fundada em 1999.



Roberto Bicelli (São Paulo-SP) - nascido em São Paulo, formou-se em Letras e publicou os seguintes livros: Antes que eu me esqueça (1977) e O Colecionador de palavras (1987). Antologias e textos publicados em diversos veículos, da chamada "Geração 60" ou "Geração dos Novíssimos". Participou de inúmeros recitais de poesia, dos anos 60 até hoje. Participa do livro-reportagem "Os Dentes da Memória: Uma Trajetória Poética Paulistana", das jornalistas e escritoras Renata D'Elia e Camila Hungria (O volume será lançado até o final deste ano pela Azougue Editorial). Tem inédito o livro "Ego Trip"- viajo e celebro a mim mesmo.



Mestre Sapopemba (percussão e voz)

José Silva dos Santos, nasceu em Penedo (Alagoas), em 1947. Sua relação com a música iniciou ainda garoto nos folguedos de sua cidade. Migrou para São Paulo na adolescência, mas sempre se manteve ligado às tradições, principalmente em função de sua profissão de motorista que o faz viajar por todo o Brasil. Desde 1990 faz parte da Abaçaí Cultura e Arte, entidade que atua com a cultura popular do Brasil, com a qual pratica e difunde suas memórias musicais e ao mesmo tempo as enriquece com as vivências e pesquisas do grupo. Sapopemba é considerado por músicos e acadêmicos um arquivo vivo das tradições populares brasileiras. Com a Abaçaí foi, em 2002, a Cuba para as gravações do cd “Agô Cantos Sagrados de Brasil e Cuba”, pelo selo Sambata. Em 2005 participou da trilha do espetáculo Milágrimas, de Ivaldo Bertazzo, sob a direção musical de Benjamim Taubkin.




Kiusam de Oliveira (Santo André – São Paulo) é Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Arte-educadora, bailarina e coreógrafa, é ativista do Movimento Negro. Assessora da Secretaria de Cultura e Secretaria da Educação de Diadema nas temáticas ligadas às artes, gênero e relações etnicorraciais. Autora do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições, 2009. Ilustrações de Josias Marinho), recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para Bologna Children's Book Fair 2010, presente na Feira Internacional do Livro em Bologna, Itália. A obra foi escolhida também pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE para fazer parte do acervo das escolas públicas em 2011.




Curador da Quinta Poética:

José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).


Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)





Escrituras Editora no www.facebook.com