quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cenas Literárias. Relatório e impressões.


Cenas Literárias.

Relatório e impressões. (Edson Bueno de Camargo)

Dentro da programação do III Encontro de Teatro de Mauá, ocorreu o evento Cenas Literárias, dividido em três atividades.  Todas ocorreram no denominado Palco Cidade, no espaço cultural Museu Barão de Mauá.


- Palestra com o dramaturgo, ator e poeta Mario Bortolotto no dia 21 de setembro às 19 horas;


 

- Palestra com os escritores  Dalila Teles Veras, Jurema Barreto de Souza e Edson Bueno de Camargo, discutindo formas alternativas de produção e divulgação da obra literária,  às 19 horas no dia 22 de setembro;


 

 - Palestra e Oficina de Manufatura de Livros, com work-shop de costura japonesa, com os escritores  Cláudia Brino e Vieira Vivo no dia 24 de setembro, sábado às 14 horas.




Podemos dizer que a ideia de misturar outras linguagens dentro de um encontro de teatro, foi muito pertinente, uma vez que sabemos que o teatro engloba ou absorve outras linguagens em seu fazer artístico. A literatura e a poesia, compõem uma parte importante da encenação, uma vez que uma quase totalidade das peças não consegue prescindir do texto. O texto é um princípio gerador do ato de encenar, sendo o dramaturgo, um ser que está no limiar entre a literatura e o teatro, sendo por muitos a dramaturgia considerada um dos aspectos da literatura.

No dia 21, o escritor Mario Bortolotto, em um clima bastante descontraído, discorreu sobre sua carreira de ator e produtor de teatro e de como o ato de escrever permeou, e em certos aspectos apontou os caminhos que o levaram ao teatro. O próprio autor, destaca que se considera mais um escritor, e que a figura do dramaturgo colou em sua pessoa, mais por uma imposição de mídia, do que de desejo pessoal seu.  Apesar de um público pequeno a princípio e um tanto móvel, houve grande participação dos presentes, dando ao encontro um clima de bate papo informal, que acabou se estendendo mesmo depois do encerramento oficial. Foi muito interessante o contato com um agente social da arte, bastante multimídia, e interessado no fazer poético. A pessoa prevaleceu sobre a figura emblemática e às vezes polêmica.

No dia 22 houve um verdadeiro debate em torno da condição do autor local, dos oriundos do grande ABC e suas cidades,  e de uma aparente ou existente mesmo, falta de respeito que estes sofrem. O poeta Edson Bueno de Camargo, discorreu sobre ações históricas de grupos de escritores da cidade de Mauá e sobre a dificuldade da ação dentro destes grupos, bem como a respeito dos problemas do fazer local. Discorreu também ao que ele denominou resistência cultural, sua magnitude e definição geral.

A poeta e editora Dalila Teles Veras,  falou de sua experiência com o grupo Livre Espaço, e da fundação e manutenção do Espaço Cultural Alpharrábio e seu selo editorial, os praticamente vinte anos de existência do espaço e de sua vivência como editora, não para competir com as grande editoras, mas ao de fazer um trabalho diferenciado, com pequenas edições que se compõem em verdadeiros livros de arte. Dalila também discorreu de forma brilhante sobre o desrespeito que o autores da região sofrem em relação à mídia e autoridades, uma vez que não se dá o devido valor à rica produção local e seus autores. Do voluntarismo forçado, uma vez que raramente se remunera os trabalhadores de cultura local.

A poeta Jurema Barreto de Souza, falou de sua ação como produtora da Revista A Cigarra, desde as primeiras edições mimeografadas, até as revistas finais, verdadeiros objetos de arte gráfica. A Revista A Cigarra, teve o seu encerramento na edição de número 42, nos seus exatos 25 anos de edição.  Falou também de seu trabalho junto com o poeta Zhô Bertholini e seu retorno ao formato original, criando um zine, e edições de seus próprios livros.

Houve uma troca preciosa de informações entre os debatedores e o público presente. Terminou o evento com a forte impressão que muito ainda havia por ser dito,  apontando–se a necessidade de outros encontros.

Dai 24 os escritores e editores alternativos, Cláudia Brino e Vieira Vivo, ofereceram um atividade bastante lúdica e ilustrativa  de como surgiu o livro, os cuidados com sua conservação e de como surgiu a encadernação dos volumes e das muitas denominações que possuem um livro. De forma prática e muito didática, Cláudia Brino desenvolveu sua oficina, envolvendo todos os presentes. O escritor Vieira Vivo, complementou a palestra, falando da atividade dos dois, da confecção caseira, se assim pode se dizer, de seus livros, que em muito não deixam a desejar nada para produção industrial, material muito bem feito e executado, com a diferença de serem feitos um a um com a dedicação de objeto artesanal.

Além do desenvolvimento de uma palestra muito rica e esclarecedora, houve uma parte prática, onde os presentes tiveram a oportunidade de costurarem um pequeno volume, pelo método conhecido como “costura japonesa”, saindo todos os que se dispuseram a fazê-lo, com um pequeno caderno costurado pelas próprias mãos.

Apontamentos gerais:

- todas as palestras foram muito bem aproveitadas pelos presentes, havendo em todas uma forte participação do público presente;

- notou-se uma presença de um público heterogêneo, e uma baixa presença de pessoas interessadas em literatura;

- houve alguns problemas com a mobilidade do público, havendo em certos momentos uma flutuação da audiência, com entrada e saída de pessoas durante os debates, como era uma atividade paralela ao encontro geral, talvez tenha ocorrido um certa “competição” entre os eventos;

- a quase ausência de problemas de organização e estrutura, locais e acomodações adequados, ocorreram atrasos discretos em todas as atividades;

- em todas as atividades ficou a sensação de que poderiam dar continuidade às mesmas  e a ocorrência de novos encontros.  

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fase regional do Mapa Cultural Paulista




A cidade de Mauá passa pela fase regional do Mapa Cultural Paulista (Grande São Paulo) que está em sua edição 2011-2012, na linguagem Literatura, categoria Poesia – com o poema “a cidade imóvel” de Edson Bueno de Camargo, que irá agora para a fase final estadual, apresentando-se na capital paulista.


A fase regional do Mapa Cultural Paulista aconteceu no domingo (18/9), na cidade de São Caetano do Sul, que recebeu diversas cidades do Estado de São Paulo para a fase regional do Mapa Cultural Paulista, ( Teatro Santos Dumont - Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula – SCS - SP).

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de promover as produções culturais de todo o Estado, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em três fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que estão inseridos e depois na fase estadual. 


domingo, 18 de setembro de 2011

Discutindo o homem - Cenas Literárias

http://www.dgabc.com.br/News/5914187/discutindo-o-homem.aspx

Discutindo o homem

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC



O Encontro de Teatro de Mauá, com início na terça, chega à terceira edição para discutir o papel social humano. Com o tema A Natureza do Homem, a mostra, que vai até dia 25, destaca o debate do papel que representamos em sociedade.

Em paralelo às exibições teatrais, que acontecem tanto no palco quanto na rua, debates, exposição, intervenções artísticas de dança, música e circo tomam espaços públicos da cidade. A programação completa pode ser conferida através do site www.encontrodeteatrodemaua.com.br.

"A discussão é sobre como o homem se coloca frente ao espaço em que convive e de que maneira a natureza se impõe a ele", conta Caio Evangelista, coordenador de Cultura de Mauá.

Completa a agenda o especial Cenas Literárias. Sempre discutindo a mistura de linguagens artísticas, o encontro se atém à literatura nessa edição. Com programação no Museu Barão de Mauá, o projeto traz gente como o dramaturgo Mário Bortolotto, a editora da livraria andreense Alpharrabio, Dalila Teles Veras, e o poeta mauaense Edson Bueno de Camargo para discutir a integração das letras na arte cênica.

Entre os espetáculos teatrais, 31, destacam-se renomados monólogos, como 45 Minutos, com Caco Ciocler, A Casa Amarela, com Gero Camilo, e Horácio e Sonho de Um Homem Ridículo, interpretados por Celso Frateschi.
Mas o mais importante acontecerá pela cidade, com as exibições itinerantes, que tomam bairros afastados e aproximam a população do teatro.
Os grupos da cidade, que se apresentam tanto dentro do teatro como fora, segundo Evangelista, após o encontro, viram florescer a possibilidade de estabelecer projeto artístico em Mauá. "Tivemos uma explosão de grupos que passaram a trabalhar na cidade e alguns, que não estavam na ativa e não viam graça na cena mauaense, a voltar a desenvolver seus projetos aqui. Começamos a ver grupos discutindo e produzindo de acordo com o festival, pensando no mundo, não em si próprios."

O projeto é que a partir dessa edição a discussão e as apresentações englobem cada vez mais as outras cidades da região. "O encontro já é algo consolidado, tem patrocínio e apoio, discutindo a cultura com relação à descentralização, com a proposta de trabalhar sob a ótica da população, não do artista", diz Caio, que planeja integrar a dança à discussão cênica no próximo festival.

sábado, 17 de setembro de 2011

Exposição de Arte Postal - Os Livros


Edson Bueno de Camargo  







Exposição de Arte Postal - Os Livros
projeto de Constança Lucas

Alpharrabio Livraria e Centro Cultural
Abertura dia 17 de setembro, 2011, sábado, das 10 horas às 16 horas

17 de setembro a 15 de outubro de 2011
Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela VistaSanto André - SP – Brasil
Telefone: 11 4438.4358

Horários: de segunda a sexta, das 13 às 19 horas - sábado, das 9:30 às 13:00 horas
 ___________________________________________________
___________________________________________________
Galeria Gravura Brasileira
1 a 31 de Março de 2012
Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes, São Paulo, SP - Tel. 11 3624.0301 / 3624.9193 
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: 10h00 às 18h00
 e Sábado: 11h00 às 13h00

___________________________________________________

 Blog Arte Postal - Os Livros



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escritor e artista plástica falam sobre a produção cultural em Mauá

http://www.radiozfm.org/entrevista/35-entrevista/1823-escritor-e-artista-plastica-falam-sobre-a-producao-cultural-em-maua.html

Escritor e artista plástica falam sobre a produção cultural em Mauá


O poeta e escritor Edson Bueno de Camargo e a artista plástica Cecília Camargo participaram do quadro “Artistas da cidade”, nesta sexta-feira, dia 16 de setembro. O casal falou sobre o trabalho desenvolvido em Mauá e as dificuldades para produzir arte na região do Grande ABC. Camargo destacou como avanço o 3º Encontro de Teatro de Mauá e Cecília, que também é professora há 22 anos, ressaltou a intensa produção dos vários artistas do município.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cenas Literárias 2011


Cenas Literárias 2011  - dentro do III Encontro de Teatro de Mauá

Palestra com o Dramaturgo, Ator e Poeta Mario Bortolotto no dia 21 de setembro às 19 horas, 


Palestra com  Dalila Teles Veras, Jurema Barreto de Souza e Edson Bueno de Camargo, às 19 horas no dia 22 de setembro. 

No dia 24 de setembro, sábado às 14 horas, a Oficina de Manufatura de Livros através do Método Japonês, por Cláudia Brino e Vieira Vivo.

Solicitem seus ingressos pelo e-mail: difusão.teatromunicipal@ma
ua.sp.gov.br ou através do  e-mail: simone.bello@ig.com.br 
 
Local - Museu Barão de Mauá -
Casa bandeirista do início do século XVIII, construída em taipa de pilão, com alpendre, sótão e telhado de duas águas. Atualmente abriga o Museu Barão de Mauá, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, pioneiro da industrialização no Brasil.


Rua Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani – Mauá - SP

 
Horário para visitação: Segunda a sábado, das 9h às 16h


Informações, agendamento de visitas e inscrições para oficinas e cursos pelos telefones 4519-4011 ou 4519-6456

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DEBUG IS ON THE TABLE



DEBUG IS ON THE TABLE é um poema-instalação multimídia controlado remotamente. Tendo como única referência sensível uma webcam sobre uma mesa, Márcio-André estará “presente”, em tempo integral, durante os três dias da edição paulistana do festival Poetas por Km², manipulando poesia através de sons e imagens, diretamente da Espanha, e interagindo com todo aquele que se “aproxime”. A performance, que fica no espaço entre a música experimental, a poesia e a instalação, pretende evidenciar o deus-bug ( bug:god ) ignoto e autômato que age por trás da parafernália digital – e que é também poeta – e interrogar o lugar do artista diante do impacto do virtual no mundo contemporâneo.