quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia de Amar seu Corpo - 2011 -





Muito e pouco me vem a cabeça para falar sobre este dia; das muitas coisas que poderia e deveria falar. Ando meio de porre com este assunto.

Sou da geração que aprendeu na televisão a odiar o próprio corpo, que teve um breve vislumbre de esperança e abertura, mas que mergulhou na mesmice e na caretice.

Vejo os jovens cultuarem seus corpos dentro de uma artificialidade, onde toda a transformação corporal é uma violência enrustida, é vilipendiação do corpo. Lipoaspiração, plásticas, implantes, exercícios extenuantes, procedimentos médicos muito próximos à tortura e da irresponsabilidade médica. A saúde que deve ser almejada, foi substituída por um ideal de beleza física fora da realidade. A fotografias das revistas e na Internet são maquiadas eletronicamente, são irreais. Almejam o que não existe.

O que mais me assusta nisto tudo é a postura dos ditos profissionais, médicos que corroboram com as mentiras espalhadas pela mídia. Atribuem á obesidade malefícios que não existem de fato, que resvalam na paranóia coletiva. É claro que devemos buscar por uma existência saudável, mas a saúde mental é a mais importante de todas. Tudo deve estar dentro do razoável, da ciência verdadeira, não a patrocinada pelas grandes farmacêuticas, e do bem estar consigo mesmo.

Sou obeso, e tenho muita dificuldade de me olhar no espelho e não dizer: monstro. Anos e anos de massacre fizeram seu estrago. Mas tenho aprendido aos poucos a conviver comigo mesmo em paz.

Mas o que pega é que sou humano, não importa minha forma, minha cor, meu credo, meu gênero. O que importa é que sou humano em tudo o que isto significa.

O que importa que eu seja um “ente humano”, capaz de amar e viver a poesia.


#LYBD

Dia de amar seu corpo


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE RENATA PALLOTTINI




HOMENAGEM AOS 80 ANOS DE RENATA PALLOTTINI - No dia 20 de outubro, na Casa das Rosas, a partir das 19h30, poetas, artistas e amigos estão preparando uma homenagem a Renata Pallottini. Poeta, dramaturga, ensaísta, roteirista e tradutora, Renata já tem mais de 20 livros publicados e mais de 11 peças teatrais. 

Entre suas obras de maior destaque estão a série Malu Mulher, da rede Globo, e Vila Sésamo, da Cultura. 

Já confirmaram participação: Frederico Barbosa, Álvaro Alves de Faria, Cláudio Willer, Celso de Alencar, Carlos Felipe Moises, Roberto Biccelli, Donizete Galvão, Edson Bueno de Camargo, Raquel Naveira, Eunice Arruda, Ruy Proença, Reinaldo Damázio, Dalila Teles, Beth Brait, Neuza Pinheiro,Luiz Roberto Guedes,Ronald Carvalho,Thereza Cristina Rocque da Motta, Graça Bermann, Cleo Ventura, Paulo Hesse.






Casa das Rosas
Espaço Haroldo de Campos
de Poesia e Literatura


Av. Paulista, 37 - Bela Vista
CEP.: 01311-902 - São Paulo - Brasil
(11) 3285.6986 / 3288.9447
contato.cr@poiesis.org.br