http://www.paratyonline.com/jornal/2011/12/cinema-e-diversidade-mostra-de-arte-postal-casa-da-cultura-paraty/
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
CINEMA E DIVERSIDADE - MOSTRA DE ARTE POSTAL - CINECLUBE PARATY
CINEMA E DIVERSIDADE - MOSTRA DE ARTE POSTAL -
CINECLUBE PARATY - Amostra de Arte Postal no Pátio - Casa da Cultura de Paraty – Exposição: de 06 a 13/DEZ - Paraty/Rio de Janeiro/Brasil
http://www.paratyonline.com/jornal/2011/12/cinema-e-diversidade-mostra-de-arte-postal-casa-da-cultura-paraty/
Edson Bueno de Camargo - Mauá - SP
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
A POESIA DO BRASIL - 01 - 2012
http://apoesiadobrasil.blogspot.com/2012/01/edson-bueno-de-camargo-1962.html
NESTA SEMANA:
A POESIA DO BRASIL
http://apoesiadobrasil.blogspot.com
Toda semana
três poetas brasileiros
participe também
mandando seu poema para:poesiabrasilis@hotmail.com
Toda semana
três poetas brasileiros
participe também
mandando seu poema para:poesiabrasilis@hotmail.com
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
TUDA Poesia, Literatura & Arte -
TUDA
Poesia, Literatura & Arte -
Em associação com Casa Pyndahýba Editora |
Ano IV Número 37 - Janeiro 2012
EditorEduardo Miranda
Capa
José Geraldo de Barros Martins
Digitação
Eduardo Miranda
Revisão
Dos autores
Colaboradores
Almandrade, Ari Cândido, Arnaldo Xavier, Calabrone, Cesar Cruz, Diane Millsap , Dolk, Dorival Fontana, Edson Bueno de Camargo, Eduardo Miranda, Enio Squeff, Fernando Botero, Hélène Deroubaix, Helene Henderson, Idalet Pauw, Ingeborg Bachmann, Italo Ramos, Jacek Yerka, JJ Jacobs, Joan Miró, José Geraldo de Barros Martins, José Miranda Filho, Judith Foosaner, Kyle M Stone, Martin van Meytens , Matt Sesow, Paper-pulp , Paul Nash, Pedro Du Bois, Plínio de Aguiar, Quăngchọiném, Raquel Naveira, Regina Alonso, René Magritte, Ronald Augusto, Roniwalter Jatobá, Ruy Belo, Santiago de Novais, Sheryn Johnson, Vagner Barbosa, Van Gogh.
E-mailtuda.papel.eletronico@gmail.com
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
tenho sede - poema publicado no 'meu destino é pecar"
http://madalenanaoarrependida.blogspot.com/2011/05/tenho-sede.html?zx=22cbe0db18dba6e2
quarta-feira, 18 de maio de 2011
tenho sede
tu tens uma sede de vidro
que tomas da sombra de meu ombro esquerdo
e ouvido
teu sexo aberto em flor
convida a mergulhar abismos remotos
em vermelho calor
espuma o mar em meus lábios
o sal do consorte amigo
o cetro sem culpa dos homens poetas
teu cavalo
montaria sem tréguas
centauro místico
onda rebentando na praia
cópula dos sentidos
Edson Bueno De Camargo
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Portal SESC SP - RUMOS LITERÁRIOS.
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?Edicao_Id=422&Artigo_ID=6415&IDCategoria=7412&reftype=2
Poesia brasileira: a boa safra de 2010-2011
por Claudio Willer
Terão os poetas contemporâneos brasileiros enlouquecido? Entrado em pânico? Em irrefreáveis surtos visionários?
É a impressão que se tem ao ler versos como estes, do recente Uma Cerveja no Dilúvio (7 Letras, 2011), de um poeta do Rio de Janeiro, Afonso Henriques Neto:
há um incêndio a lavrar pela noite
lambendo as páginas da agonia
verbo carbonizado nos cornos do apocalipse
nas cenas de uma bíblia enlouquecida
lábios por onde a poesia
vomitara lascas de labaredas
árduas centelhas do mito
evangelhos soterrados sob negros estampidos
relâmpagos solvidos em rochedos de neblina
Veemente anúncio de um fim do mundo em tom, ritmo e imagens que lembram Jorge de Lima.
Encontra eco em outro lançamento recente, Poemas Perversos (Pantemporâneo, 2011), de Celso de Alencar, paraense radicado em São Paulo:
Devolvamos o rio
Devolvamos tudo aquilo que lhe pertence
[...]
Devolvamos a morte estremecente
e, além da morte,
o cemitério viajante e afundado.
Devolvamos tudo, inclusive o leito experimentado
que acolhe a vastidão de nomes inteiros
e a vida com suas mamas profundamente desfiguradas.
Devolvamos o rio.
Afonso Henriques Neto e Celso de Alencar são poetas maduros, que estrearam, respectivamente, na década de 1960 e 1970. Seus lançamentos estão entre os mais importantes do biênio. Outros mais jovens exacerbam essa dicção através de imagens, de modo não discursivo. Proclamam seus apocalipses pessoais (no duplo sentido da expressão apocalipse, como fim de mundo e revelação).
Um deles, Chiu Yi Chih, de São Paulo, com Naufrágios (Multifoco, 2011):
inclino-me áspero pinheiro / nos ecos do Amargo
a rachadura é dourada / flor que desafeiçoa
nada nos assegura neste assombro de pássaros.
sinistra morada, esta que nos lança à desaparição.
irreparável símbolo, meu rosto: planeta fora do seu berço
Faz par com o vigor de Augusto de Guimaraens Cavalcanti, do Rio de Janeiro, em Os Tigres Cravaram as Garras no Horizonte (Editora Circuito, 2010): tropicália exacerbada, contracultura atualizada por um poeta jovem, releitura do melhor da beat, surrealismo hoje.
Querem mais imagens poéticas? Mais expressões não discursivas? Novos exemplos de poesia onírica? Que tal José Geraldo Neres, do ABC paulista, com sua prosa poética em Olhos de Barro (Multifoco, 2010): “Água e silêncio. Dedos vazios mergulham à procura dos peixes outrora semeados. Nem girassóis, nem milagres e a carne das palavras. Dou ao tempo outro cardume”. Texto onírico, regido pelo deslocamento.
A seu lado – lançaram juntos – Edson Bueno de Camargo em Cabalísticos, enunciando uma poética e citando Ginsberg:
o poeta é sacerdote
da própria religião
[...]
Rimbaud foi
bruxo a seu tempo
usou a extinção de sua quintessência
e fez poesia além da palavra
A destacar, também, uma obra coletiva fio, fenda, falésia (edição das autoras, Proac-São Paulo) de Érica Zíngano, Renata Huber e Roberta Ferraz, que acabara de lançar lacrimatórios, enócoas (Oficina Raquel, 2009). Comparecem com uma apoteose da fusão de gêneros, da escrita em todas as direções e possibilidades, mas sempre bem resolvidas, com um padrão consistente nessa diversidade: livro que não deveria ser apenas lido, porém estudado e carinhosamente decifrado.
As novas possibilidades da edição – do hipertexto em papel de Érica, Renata e Roberta, passando pelos objetos mais estranhos da produção contemporânea, propositadamente confundindo tudo, à leveza digital de Elizabeth Lorenzotti: a experiente jornalista e poeta estreante mostra como o macrocosmo está evidentemente presente no microcosmo (desde que se saiba ver) com As Dez Mil Coisas (Amazon, 2011), disponível só em e-book.
Analogia coexiste harmonicamente com ironia em Livro Ruído (Eucleia, 2011), de Davi Araujo, paulista prolífico que encontrou editor em Portugal e escreve sobre “Adeus a deus” e “O teatro e meu duplo”.
Poesia se faz no Brasil todo. Josoaldo Lima Rego já foi chamado por mim de “maranhense cosmopolita” por ver “Uma Nadja, sorrateira pelos becos” e proclamar que “é preciso sonhar a anistia dos manicômios” em Paisagens Possíveis (7 Letras, 2010). A propósito de maranhenses cosmopolitas, além de literariamente elegantes, Samarone Marinho, com Atrás da Vidraça (7 Letras, 2011), incluindo a inquietante série intitulada “(imemoriáveis aleijões beckettianos sussurrados da janela do quarto)”.
São exemplos. Haveria mais. Mineiros alquimistas, místicos de elevada dicção, como Andityas Soares de Moura, com Aurora Consurgens (7 Letras, 2010), e Abílio Terra, com Numa Floresta de Símbolos (Alcance, 2010). Mostras de que o romantismo é contemporâneo, em O Pó das Palavras (Ponteio, 2011), do carioca Claufe Rodrigues, experiente difusor e divulgador de poesia.
A safra de poesia de 2010-2011 foi vigorosa. Cabe perguntar se a crítica se deu conta. Infelizmente, à exceção de uma bela resenha de Moacir Amancio (outro poeta extraordinário) tratando de Poemas Perversos, de Celso de Alencar (publicada no suplemento Sabático de O Estado de S. Paulo), nada disso foi comentado, ou quase nada – nossos críticos continuam preferindo os poetas inteligentes: aqueles racionais, precisos, rarefeitos e bem-comportados.
E continuam a lamentar a ausência de novos poetas, sem atentar para o que se passa ao seu redor. Uma Cerveja no Dilúvio, de um poeta da qualidade e importância de Afonso Henriques Neto, ainda não ter recebido nenhuma resenha importante em órgãos da grande imprensa – assim pagando o preço por ser avesso ao mundanismo literário – é admissão de alheamento geral.
Talvez tão importante quanto as boas edições em livro seja a ampliação dos espaços públicos, das chances de poetas se mostrarem ao vivo e se comunicarem com leitores efetivos ou potenciais. Em Belo Horizonte, uma programação semanal e já tradicional. No Rio de Janeiro, aquelas récitas, proliferando há décadas.
Em São Paulo, além da importante função da Casa das Rosas como polo irradiador, graças ao esforço de Frederico Barbosa e colaboradores, estimulando novos saraus (uns 40 por mês na cidade toda, ao que consta), há programação em unidades do Sesc, em bares e casas noturnas, no refinado Lugar Pantemporâneo. E um novo e importante espaço institucional para a poesia, com a abertura da programação de leituras e palestras no Centro Cultural São Paulo, coordenado por Claudio Daniel, também poeta de qualidade.
Caberia mencionar alguns bons mecanismos de subvenção, como o Programa de Ação Cultural (Proac) em São Paulo, compensando o preconceito de alguns editores e muitos livreiros. Existem, também, premiações inteligentes. Precisaria, ainda, falar das revistas que publicam poesia; da continuidade de Coyote, do reaparecimento de Babel, entre outras. E do que circula no meio digital. Mas isso demandaria outra matéria. Importa registrar que só não repara na boa poesia contemporânea brasileira quem não quer; quem sofrer de total inaptidão para o gênero.
“Nossos críticos continuam preferindo os poetas inteligentes: aqueles racionais, precisos, rarefeitos e bem comportados. E continuam a lamentar a ausência de novos poetas, sem atentar para o que se passa ao seu redor”
Claudio Willer é poeta, ensaísta, tradutor e autor, entre outros livros, de Um Obscuro Encanto – Gnose, Gnosticismo e Poesia (Civilização Brasileira, 2010) e Geração Beat (L&PM Editores, 2009)
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Revista "Poetizando" # 43 - versão impressa
Revista "Poetizando" # 43 - versão impressa
http://www.revistapoetizando.blogspot.com/
A Poetizando é editada por Walmor Colmenero e Eunice Mendes. É uma revista literária artesanal trimestral, saindo no início de cada estação do ano. Seu objetivo é divulgar autores novos e consagrados. Dividida em seções fixas, recebe colaborações do Brasil e exterior.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
POETIZANDO Nº 42 (Edição de Primavera)
POETIZANDO Nº 42
(Edição de Primavera)
http://www.revistapoetizando.blogspot.com/2011_11_01_archive.html#5299248571300657966
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Vitrine Literária - SESC Santos

Encontro de escritores, leitura de poemas e lançamento de livros. Um panorama da produção literária do Litoral publicada por editoras cartoneras, revistas literárias, grupos literários e projetos que possibilitam a difusão do fazer literário. Uma aproximação do escritor com o público possibilitando a difusão da produção literária contemporânea.
Com Marcio Barreto e convidados
Convidados: Gilberto Mendes, Estrela Leminsk, Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi, Marcelo Ariel, Regina Alonso, Madô Martins, José Geraldo Neres, Alessandro Atanes, Márcia Costa, Edson Bueno de Camargo, Tarso Ramos, Jamir Lopes, Poetas Vivos, Maria José Goldschmidt, Alberto Amorim, Christina Amorim, Eduardo Pimenta, Zéllus Machado, Luiz Tahan, Valdir Alvarenga, Grêmio de Haicai Caminho das Águas, Cláudia Brino e Vieira Vivo.
Lançamento dos livros
Ácidos Trópicos - Márcio Barreto
Antologia de Poemas - Sociedade dos Poetas Vivos
Avesso - Madô Martins
Bala com Bala e Espelhos de Cristal - Marcio Callegaro
Cabalísticos - Edson Bueno de Camargo
Ciência da Música - da teoria à regência - Tarso Ramos
Conjeituras, Sobretudo - Carlos Gama
Lua na Rede - Mahelen Madureira
Lua Rouxinol - Maria José Goldschmidt
Musa Atômica - Sidney Sanctus
Outros Silêncios - José Geraldo Neres
Peixes-de-bico do Atlântico - Alberto e Christina Amorim e Eduardo Pimenta
Pequena Cartografia da Poesia Contemporânea Brasileira - org. Marcelo Ariel
Pequenos Contos de Viagem - Eunice Tomé
Pétalas Dispersas – Clara Sznifer
Santos - Natureza e Arquiterura em Fotopoemas e Circularidade - Regina Alonso
Torpedo - Zéllus Machado
Lançamento das Revistas
Babel Poética II - Ademir Demarchi
Mirante Mistério - ed. nº 75 (29Anos) - Valdir Alvarenga
Exposição de livros editados pela Sereia Ca(n)tadora e Edições Caiçaras
SESC Santos
Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.
14/12. Quarta, às 20h
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Considerações sobre as Leituras de Roberto Piva
Dia 16 de novembro foi realizada uma leitura de poemas de Roberto Piva no Centro Cultural São Paulo, onde tive o prazer e a honra de ser um dos leitores, de um poeta, que antes de ser apenas um esteta, e foi um muito bom, vivenciou suas palavras, por mais incômodo que isto pudesse causar em estômagos delicados.
A poesia de Piva não é para os salões chiques e desinfetados, e ainda hoje passados muitos anos das suas primeiras publicações ainda causam enjôo naqueles que esperam da poesia florzinhas e coraçõezinhos. A palavra é uma arma desintegradora na mão dos inconformados, “uma metralhadora em estado de graça”; e os poetas que causam engulhos e moléstia, tem o destino certo do esquecimento midiático. Mas nós lembramos. Não esqueceremos.
Estávamos lá, no espaço público, prestando a nossa homenagem, da melhor forma que se pode fazer a um poeta, com a leitura de seus poemas, a recriar em nossas almas, o clima fértil das imagens de trovão e fogo, a retumbar nas estruturas de aço. Sinto que faltaram tambores, para que em uma gira louca recriássemos seu espírito, que como caboclo louco fincasse os pés naquele terreiro, também o poeta, com seus vaticínios apocalípticos, de que a extinção do urso polar precedia a da humanidade e Dante Alighieri já havia previsto isto na Divina Comédia, tudo naquele terreno tornado sagrado e tomado à poesia.
Ali se fizeram presentes os totens da terra, do fogo, da água e do ar. Ali se riscaram as linhas do norte, do sul, do leste e do oeste.
Ali estivemos todos, e digo, é necessário que se repita este ato.
Para arrematar. cometi uma pequena gafe em minha fala ao chamar o Piva de Wila, justo, afinal foi Cláudio Willer que me apresentou Roberto Piva, e se tornaram meus dois grandes mestres. Ato falho segundo Freud é a verdade que aflora do subconsciente.
dia 16 de novembro, das 19h30 às 21h, na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo. )
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