domingo, 6 de setembro de 2009

Sobre o editorial do jornal Diário do Grande ABC de sexta-feira 04 de setembro de 2009

















Concordo com o editorial do Diário da Grande ABC que as administrações municipais estão deformadas em sua ideologia por conta da maneira com que tratam a Cultura em nossas cidades. Mas gostaria de esclarecer, que a Cultura de Mauá não se resume à Banda Lira, que tem grande importância, mas não é a única manifestação cultural em risco.

A própria Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá, já nasceu deformada, na “Reforma Administrativa” que “enxugou a máquina”, criou uma Secretaria vazia de cargos administrativos e técnicos, o corte na carne atingiu a Cultura como um raio, o Museu, o Teatro, as Bibliotecas carecem de infra-estrutura mínima para funcionarem, e estão de pé graças a muita boa vontade por parte de seus funcionários, que são heróis em sua profissão.

É claro que existe uma herança maldita, e ela existe mesmo, mas sinto saudade do tempo em que as administrações do PT eram criativas para sair da crise, e ao invés de transformar seus mandatos em “muros de lamentação”, procuravam parcerias com os produtores culturais e populares. Cadê nossos deputados estaduais e federais que aparecem sazonalmente em busca de votos, que tal uma gestão junto ao governo federal para algumas ações? Quando aos prefeitos gostaria que eles fossem além de uma compreensão simplória do que é Cultura. Cultura somos todos nós, Cultura também é memória. Um povo culto é mais barato, pois não destrói nem desperdiça.

Quanto a identidade perdida ainda é tempo de buscá-la.

Nenhum comentário: