segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

"Teatro empírico da Outra Margem do Rio"







Acabei de fazer a leitura completa do livro " Teatro empírico da Outra Margem do Rio", onde o autor, Caio Evangelista,  discorre de forma autobiográfica, sua trajetória no teatro, que coincide e se confunde em muito com a história do teatro em minha cidade, Mauá-SP.

Em muito momentos me diverti na leitura por estar de certa forma envolvido nos acontecimentos, tanto como protagonista, como antagonista, e muitas vezes como mero expectador dos fazeres da Cultura.

Confesso que as partes que gosto mais é quando o autor mergulha em sua infância, assim como mergulhou no Velho Chico e este quase o levou.

Das águas que sobraram em suas tripas, tece o que de fato é memorável na vida, as histórias de sua Vó Redonda, pisando paçoca de pilão, que me deixou aguado até agora de vontade de comer desta paçoca com uma café bem forte. De ver a velhinha pitando no borralho, como fazia a madrinha de meu pai. Igual como todas as avós negras e índias deste Brasil afora.

Das suas traquinagens de menino, e de quanto estas raízes matutas lhe ensinaram sobre a modernidade do teatro. Se fosse Caio fazia de escrever sobre este menino cheio d'água, de pés de barro, feito um personagem africano de Mia Couto. Como vivido em um conto de Guimarães Rosa, sair em uma canoa ria acima e rio abaixo. Vingar-se da represa que abarcou e engoliu sua casa de nascença.

Enfim, a leitura do livro flui de forma quase natural, e apenas em um momento ou outro fica enumerativa de acontecimentos, para depois se perder em lembranças da casa de seus pais, para mim os melhores momentos. Leitura muito recomendável, mesmo que aparentemente geograficamente localizada a narrativa, no entanto muitas coisas a torna universal, já que a grande história do mundo é o entrelaçamento de todas as histórias, e sua urdidura a poesia, que vai ser encontrada em muitos bons momentos neste livro.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Oficina Leitores de Mundo - Escola Livre de Literatura abre inscrições

 

 

Escola Livre de Literatura abre inscrições

Do Diário do Grande ABC

http://www.dgabc.com.br/News/5942400/escola-livre-de-literatura-abre-inscricoes.aspx

A Escola Livre de Literatura de Santo André abre na próxima semana as inscrições para três oficinas que têm início em março. Os interessados devem procurar a Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171, Centro Santo André. Tel.: 4992-7218) a partir de quarta-feira. O período de atendimento é de terça a sexta-feira das 14h às 20h. O limite de cada turma tem 20 alunos - e as inscrições vão até o dia de início de cada curso.

A oficina de Iniciação Literária começa no dia 6 (com término previsto para 24 de abril. As aulas serão sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, ministradas pelo escritor Flávio Mello.

Rosana Banharoli e Vanessa Molnar, também escritoras, comandam o Círculo de Estudos Literários, que tem início no dia 7 e vai até novembro. Os encontros serão sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

A oficina Leitores de Mundo, com o escritor Edson Bueno de Camargo, vai do dia 8 até 26 de abril com encontros todas as quintas, no mesmo horário dos demais cursos.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

LA PARTE QUE TE CABE

 
LA PARTE QUE TE CABE




Circe

amarró a Ulises

no con cadenas

usó los músculos de su vagina



estando todavía en éxtasis

la nostalgia de su tierra

el olor de estiércol de las ovejas

lo llamaban para casa

y se liberó



Circe dijo quédate

mas Ítaca llamó más fuerte



lo esperaba en casa una vagina más mansa

y doméstica

sin grandes bailes y malabarismos

pero que demostró un furor salvaje

al cerrarse a los machos

que no eran para ella



y en la venganza y en la muerte

se abrió sonriendo

mientras su hombre

atravesaba a sus adversarios con flechas



en las noches que siguieron

Ulises no extrañó

a la insaciable bruja diosa



Penélope

cansada de tejer

exigió del hombre la parte

que le cabía


Poema de Edson Bueno de Camargo - tradução Fernando Reyes


 
A PARTE QUE TE CABE




Circe

amarrou a Ulisses

com não correntes

usou os músculos de sua vagina



mesmo estando em êxtase

a saudade de seu chão

e do cheiro do esterco das ovelhas

o chamavam para casa

e se libertou



Circe disse fica

mas Ítaca clamou mais alto



o esperava em casa

uma vagina mais mansa

e doméstica

sem grandes bailados

e malabarismos

mas que demonstrou um furor selvagem

ao se fechar aos machos

que não eram para ela



e na vingança e na morte

se abriu em sorriso

enquanto seu homem

trespassava seus adversários com flechas



nas noites que se seguiram

Ulisses não sentiu saudades

da insaciável bruxa deusa



Penélope

cansada de tecer

exigiu a parte do homem

que lhe cabia



Poema publicado em: - EN LA OTRA ORILLA DEL SILENCIO, UNAM, 2012
POESÍA CONTEMPORÁNEA BRASILEÑA

Compilación: José Geraldo Neres - Traducción y Edición: Fernando Reyes

Escola Livre de Literatura recebe inscrições para três diferentes oficinas a partir desta terça-feira




Aulas de criação literária acontecem dentro da Casa da Palavra a partir de março, com 20 alunos por turma

A Escola Livre de Literatura de Santo André recebe, a partir desta terça-feira (14), inscrições para três diferentes oficinas: Iniciação Literária, Círculo de Estudos Literários e Leitores de Mundo. Os interessados devem comparecer à Casa da Palavra, de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, até o dia de início de cada curso, e fornecer informações pessoais, como nome completo, telefone e endereço. O limite de cadastros é de 20 alunos por turma. 

A oficina de Iniciação Literária tem início no dia 6 de março e término dia 24 de abril, sempre às terças-feiras, das 19h às 21h, conduzida pelo escritor Flávio Mello. As aulas do Círculo de Estudos Literários ficarão por conta das escritoras Rosana Banharoli e Vanessa Molnar. O curso começa no dia 7 de março, com aulas sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, até o fim de novembro. 

O escritor Edson Bueno de Camargo será o responsável por ministrar as aulas da oficina Leitores de Mundo. Com o intuito de provocar nos alunos uma sensibilização literária, este curso acontecerá sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, com início no dia 8 de março e encerramento em 26 de abril. 

Sobre a Escola Livre de Literatura 
 
Sediada na Casa da Palavra, a ELL - Escola Livre de Literatura - tem como principal objetivo promover as ciências humanas, a pesquisa e a produção literária em seus diversos modos, desde a expressão oral e suas manifestações correntes, até o confronto e problematização de referências filosóficas e estéticas contemporâneas. Nesta escola, o processo de formação e informação é continuado, experimental e aberto, estabelecendo os procedimentos e condições, na direção do amplo diálogo com a cidade e com outros municípios, sob um olhar inclusivo, dialético e colaborativo. 

O espaço, que conjuga as múltiplas faces da palavra e suas vertentes, coloca à disposição de seus frequentadores através de atividades variadas, possibilidades do desenvolvimento do ato de escrever a fim de incentivar novos escritores ou formar bons leitores e críticos. 


SERVIÇO:
Inscrições para a Escola Livre de Literatura
Data: a partir de 14 de fevereiro de 2012.
Local : Escola Livre de Literatura -Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171 - Centro -Santo André).
Horários: de terça a sexta-feira, das 14h às 20h.
Informações : 4992-7218.
Atividades gratuitas.


SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Felipe Menezes
fmsouza@santoandre.sp.gov.br 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012





Escrita na Pele das Coisas 
 (Novos poetas brasileiros)

A poesia brasileira contemporânea apresenta múltiplas tendências de criação estética, como o minimalismo, voltado ao retrato conciso e fragmentário de paisagens, o neobarroco, que busca imagens e sonoridades raras, a poesia coloquial, que incorpora temas e vocábulos da realidade urbana, a poesia eletrônica, que utiliza os recursos da tecnologia, entre várias outras modalidades criativas (sem nos esquecermos das formas tradicionais que ainda são praticadas hoje, como o haikai, o soneto e o romance de cordel). A Curadoria de Literatura e Poesia do Centro Cultural São Paulo apresenta, na edição de fevereiro da Agenda de Programação do CCSP, uma pequena mostra de novos autores brasileiros, representativos do que se faz hoje em nossa cena literária.
Claudio Daniel
Curador de Literatura e Poesia do CCSP


AMIANTO

vulva com dentes
de amianto
a mastigar o câncer de cada dia
fornalha de vitrificar entranhas
azulejos vermelhos
de sangue e água
ao calor que ali espera
guardar ternos
em conforto
de aquários precipitados

Edson Bueno de Camargo, poeta paulista, nascido em 1962. Publicou, entre outros títulos, o livro Cabalísticos (2011). Escreve no blog umalagartadefogo.blogspot.com

 (poema publicado na mini antologia poética Escrita na Pele das Coisas (Novos poetas brasileiros) do CCSP - http://www.centrocultural.sp.gov.br/literatura_miniantologia.asp  )

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EN LA OTRA ORILLA DEL SILENCIO






EN LA OTRA ORILLA DEL SILENCIO, UNAM, 2012
POESÍA CONTEMPORÁNEA BRASILEÑA

Compilación: José Geraldo Neres
Traducción y Edición: Fernando Reyes


AUTORES: JORGE PIEIRO | R. LEONTINO FILHO | EDSON BUENO DE CAMARGO | NEY FERRAZ PAIVA | PAULO KAUIM | WILMAR SILVA | FLÁVIA PEREZ | JOSÉ INÁCIO VIEIRA DE MELO | ARTHUR CECIM | DENISON MENDES | MARCO VASQUES | KARINA JUCÁ | KATYUSCIA CARVALHO | DOMINGOS GUIMARAENS | MÁRCIO SIMÕES | AURORA LEONARDOS | BEATRIZ BAJO | RÁDI OLIVEIRA | MARIANO MAROVATTO | DHEYNE DE SOUZA | AUGUSTO DE GUIMARAENS CAVALCANTI | AFONSO HENRIQUE RODRIGUES ALVES |


  La Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) a través del Colegio de Ciencias y Humanidades, con el apoyo de Ediciones Libera. Se presentará en la Feria Internacional del Libro del Palacio de Minería (Calle Tacuba # 5, Centro Histórico, de la Ciudad de México) el día 27 de febrero de 2012.