sexta-feira, 8 de maio de 2009

Resenha crítica de Carlos Henrique André sobre meu livro "De Lembranças & Fórmulas Mágicas".



De Lembranças & Fórmulas Mágicas.

Carlos Henrique André

Otávio Paz diz que a partir da modernidade o poeta está irrevogavelmente isolado, solitário pelo afastamento de seu povo - que já não lhe reconhece como guardador de suas memórias.

Edson Bueno de Camargo parece ter encontrado, em De Lembranças & Fórmulas Mágicas, um artifício eficiente para reintegração com seu povo, através da redução de seu contingente ao grupo familiar.

Seus poemas, que ao princípio parecem representar unicamente sua memória pessoal demonstram-se, após leitura mais atenta, a memória de sua gente. Unindo assim o "particular ao universal", como ensinam os grandes mestres, sua história reflete a de muitos.

O título do livro tem um duplo sentido. É de lembranças e fórmulas mágicas o que Edson diz assim como a maneira escolhida por ele para dizer. Influenciado provavelmente pela poesia oriental, Edson propõe em seus poemas uma extensão formal do hai-kai. Muitos dos poemas iniciam-se com esse modelo de escrita que durante o restante dos versos parece estar sendo comentado, como em "ouvidos de gato": minha vó /com ouvidos de gato / ouvia toda a casa.

Outra fórmula, ou ingrediente dela, que Edson utiliza é uma unidade temática que funciona como um leitmotiv que atravessa todo o livro tornando-o uma peça coerente e homogênea, sectária de si mesma.

Tudo isso é feito sem ingenuidade. Edson vê a família não como um sistema em perfeito funcionamento, mas como uma organização inevitável de onde, além do bem e do mal, se pode ou se deve extrair tudo o que a vida é.

Diferente de seu livro anterior, O Mapa do Abismo, que reúne poemas da juventude, Edson alcança em De Lembranças... uma admirável consistência em sua linguagem, além de abandonar o simples pessimismo por uma reflexibilidade mais atenta sobre a dinâmica das coisas.


http://mentiria.blogspot.com/2009/05/de-lembrancas-e-formulas-magicas.html

Carlos Henrique André – escritor e ator

Nenhum comentário: