quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

QUINTA POÉTICA, 9 de dezembro de 2010



Escrituras Editora e Casa das Rosas

convidam para a



QUINTA POÉTICA,

9 de dezembro de 2010

a partir das 19h (evento gratuito)



com os poetas convidados

Edson Bueno de Camargo (Mauá-SP), José Carlos Mendes Brandão (Bauru-SP), Nestor Lampros (Atibaia-SP) e Roberto Bicelli (São Paulo-SP), com apresentação especial de Mestre Sapopemba (percussão e voz) & Kiusam de Oliveira (corporeidade afro-brasileira).

Agradecimentos especiais ao poeta José Geraldo Neres (curador).





Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos

Av. Paulista, 37 - São Paulo/SP

Próximo ao metrô Brigadeiro.

Convênio com o estacionamento Patropi - Alameda Santos, 74

Informações: (11) 5904-4499

è Próxima QUINTA POÉTICA: março/2011, na CASA DAS ROSAS.

Saiba mais sobre o evento e os convidados:



Quinta poética

Mensalmente, a Casa das Rosas abre suas portas para a Quinta Poética, um grande encontro dos amantes da boa poesia, com a presença de poetas consagrados e novos talentos, que têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. Intervenções artísticas das mais diferentes expressões, como dança, música, artes plásticas, cultura popular, envolvem a leitura dos poemas. Grandes nomes da poesia, como Álvaro Alves de Faria, Beth Brait Alvim, Carlos Felipe Moisés, Celso de Alencar, Cláudio Willer, Contador Borges, Eunice Arruda, Floriano Martins, Hamilton Faria, Helena Armond, João Melo (Angola), José Geraldo Neres, Raimundo Gadelha, Raquel Naveira, Renata Pallottini, Renato Gonda, entre outros, já estiveram presentes nesses encontros, que são promovidos pela Escrituras Editora e a Casa das Rosas.


Os poetas:

Edson Bueno de Camargo (Mauá-SP) nasceu em Santo André (SP), em 1962, e mora em Mauá (SP). Publicou: “Cabalísticos” (coleção Orpheu, Editora Multifoco, Rio de Janeiro, 2010); “De Lembranças & Fórmulas Mágicas” (Edições Tigre Azul / FAC Mauá -2007); ”O Mapa do Abismo e Outros Poemas” (Edições Tigre Azul / FAC Mauá -2006), “Poemas do Século Passado-1982-2000”, participou de algumas antologias poéticas e de publicações literárias diversas. Participa do grupo poético/literário Taba de Corumbê da cidade de Mauá. Premiado na Categoria Poesia Nacional – 2010; 1º lugar - CONCURSO LITERÁRIO – SÃO BERNARDO DO CAMPO.




José Carlos Mendes Brandão (Bauru-SP) nasceu em 28 de janeiro de 1947, em Dois Córregos, SP. Publicou seis livros de poesia: O emparedado, Exílio, Presença da morte, Poemas de amor, O silêncio de Deus e Memória da terra. Recebeu diversos prêmios, como o da V Bienal Nestlé de Literatura, José Ermírio de Moraes, Brasília de Literatura, UnB e Cidade de Belo Horizonte (por um romance inédito).




Nestor Isejima Lampros (Atibaia-SP) - Arte-educador, escritor, artista gráfico e artista plástico. Nascido em 1971, em São Paulo, vive desde 1972 em Atibaia (SP). Participou do concurso Linguagem Viva, em 1991, e obteve a primeira colocação em poesia. Foi por diversas vezes o primeiro colocado no Concurso de Contos e Poesias, em Atibaia, sendo que em 2002 representou a cidade no Mapa Cultural Paulista, obtendo o segundo lugar na finalíssima no Estado de São Paulo (modalidade: poesia). Em 2004, lançou seu livro de poemas, Portais, impresso pela gráfica da Prefeitura de Atibaia. Em 2008, foi novamente premiado no Mapa Cultural Paulista. Participou de diversas exposições, como artista plástico, em Atibaia e outras cidades. Criou ilustrações de livros e revistas para editoras, tais como a Ática e a Editora Três. Em 2009/2010 participou da grande final do Mapa, pela terceira vez. É membro-fundador da Academia Literária Atibaiense (ALA), fundada em 1999.



Roberto Bicelli (São Paulo-SP) - nascido em São Paulo, formou-se em Letras e publicou os seguintes livros: Antes que eu me esqueça (1977) e O Colecionador de palavras (1987). Antologias e textos publicados em diversos veículos, da chamada "Geração 60" ou "Geração dos Novíssimos". Participou de inúmeros recitais de poesia, dos anos 60 até hoje. Participa do livro-reportagem "Os Dentes da Memória: Uma Trajetória Poética Paulistana", das jornalistas e escritoras Renata D'Elia e Camila Hungria (O volume será lançado até o final deste ano pela Azougue Editorial). Tem inédito o livro "Ego Trip"- viajo e celebro a mim mesmo.



Mestre Sapopemba (percussão e voz)

José Silva dos Santos, nasceu em Penedo (Alagoas), em 1947. Sua relação com a música iniciou ainda garoto nos folguedos de sua cidade. Migrou para São Paulo na adolescência, mas sempre se manteve ligado às tradições, principalmente em função de sua profissão de motorista que o faz viajar por todo o Brasil. Desde 1990 faz parte da Abaçaí Cultura e Arte, entidade que atua com a cultura popular do Brasil, com a qual pratica e difunde suas memórias musicais e ao mesmo tempo as enriquece com as vivências e pesquisas do grupo. Sapopemba é considerado por músicos e acadêmicos um arquivo vivo das tradições populares brasileiras. Com a Abaçaí foi, em 2002, a Cuba para as gravações do cd “Agô Cantos Sagrados de Brasil e Cuba”, pelo selo Sambata. Em 2005 participou da trilha do espetáculo Milágrimas, de Ivaldo Bertazzo, sob a direção musical de Benjamim Taubkin.




Kiusam de Oliveira (Santo André – São Paulo) é Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Arte-educadora, bailarina e coreógrafa, é ativista do Movimento Negro. Assessora da Secretaria de Cultura e Secretaria da Educação de Diadema nas temáticas ligadas às artes, gênero e relações etnicorraciais. Autora do livro Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza Edições, 2009. Ilustrações de Josias Marinho), recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para Bologna Children's Book Fair 2010, presente na Feira Internacional do Livro em Bologna, Itália. A obra foi escolhida também pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE para fazer parte do acervo das escolas públicas em 2011.




Curador da Quinta Poética:

José Geraldo Neres nasceu em Garça, SP, em 1966. Poeta, roteirista, dramaturgo (com formação em oficinas e cursos de criação textual) e produtor cultural. Publicou o livro de poesia Outros Silêncios, Prêmio ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo 2008, (Escrituras Editora, 2009) realizado por meio do programa “Bolsa para autores com obra em fase de conclusão” da Fundação Biblioteca Nacional em 2007/2008; e Pássaros de papel (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, SP, 2007). É cofundador do Palavreiros. Integrante do Conselho Gestor & Editorial do Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas (Programa Cultura Viva, do MinC). Gestor Cultural e Curador da Sala Permanente de Vídeo/Doc da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará (2008). Jurado da etapa inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura (2009). Ministra oficinas literárias, com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Seu livro Olhos de Barro recebeu menção especial na 3a edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção - 2010).


Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 5904-4499 (Pabx)





Escrituras Editora no www.facebook.com

Nenhum comentário: